Postado dia 29/03/2018 as 17:44
Saindo de São Paulo com destino a Brasília, faço um balanço da reunião das diversas comissões (políticas agrícolas, cítrus, café, grãos, aquicultura, cana de açúcar e outras), realizada na FAESP, onde foram debatidos e esclarecidos alguns temas importantes, como:
-Funrural – Necessidade de aguardar decisões do STF, e principalmente a votação dos vetos da lei que trata do Refiz.
-Reforma Trabalhista- Passo importante para as relações de trabalho no campo, também com necessidade de aguardar algumas regulamentações que estão sendo acompanhadas pela FAESP!
-Código florestal – Após julgamento no STF de ações de inconstitucionalidade, impetradas pelo MP, PSOL, com decisões favoráveis ao produtor rural, o novo código ainda requer alguns poucos ajustes e regulamentações, mas praticamente, um grande avanço nas questões de segurança jurídica para o campo!
Proposta Plano Safra 2018/2019.
-Varias propostas foram discutidas junto a todas as comissões, com sugestões, para que seja entregue ao MAPA, como reivindicações pelo aumento da subvenção para a contratação de seguros, a diminuição das taxas de juros, frente à queda da Selic, regulamentação de prazos de carência para culturas como café e cana (dois anos), entre outros!
Esta reunião realizada na FAESP, com todas as comissões, demonstra uma interação de todos os setores da produção, buscando apresentar ao poder público e ainda sugerir mudanças na gestão de políticas públicas (ambientais, tributárias, trabalhista, crédito, e outras).
Teremos ainda a confecção de uma carta de sugestões do Agronegócio, aos candidatos a presidente e também ao governo paulista!